sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Uma Vida Comprometida com a Evangelização


“Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia” (Atos 8.40).

O exemplo de Filipe é empolgante. No início da expansão da Igreja, ele agiu como um verdadeiro evangelista. Não perdia tempo. Onde passava, falava de Cristo. Nenhuma cidade ficava sem ouvir o seu testemunho. Sua vida estava à disposição de Deus, para proclamar o evangelho aos perdidos. Logo depois que evangelizou e batizou o eunuco, Filipe não parou. Arrebatado pelo Espírito, vai de cidade em cidade, levando a mensagem do Evangelho. Isso é maravilhoso! Que bom seria que cada membro da Igreja pudesse ter a disposição de Filipe para evangelizar hoje! Tal como naquela época, nossa cidade está carente da mensagem do Evangelho.


Na última semana, quando compartilhava com o nosso Prefeito a realização do projeto “A Pesca Maravilhosa”, ele relatou-nos sua grande preocupação para com o problema número um da cidade: violência. Mas por que isso? Só há uma resposta: falta de Cristo no coração dos cidadãos. É importante lembrar o que o apóstolo Paulo diz nesse sentido: “e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto” (Ef. 2.17). Se evangelizarmos as pessoas de nossa cidade, a paz de Cristo estará ao alcance de todos os seus habitantes. Basta que as pessoas aceitem o Evangelho, para que vivamos uma vida de paz e harmonia.

Nosso dever é orar para que isso aconteça. É isso que o apóstolo Paulo ensina. Devemos interceder “ pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade” (1 Tm 2.2). Isso é parte de nossa tarefa de evangelização.

Precisamos de gente como Filipe, para que a proclamação do Evangelho seja feita com mais ousadia e rapidez. O que os apóstolos faziam no primeiro século impressionava todo mundo. Sua maneira de evangelizar era tão ousada que as pessoas ficavam admiradas. Num certo momento, eles foram identificados como os que transtornavam o mundo (At 17.6). Compartilhar o evangelho com ousadia é não temer o que os inimigos vão falar. É se colocar totalmente à disposição do Espírito Santo para realizar a obra sem medo algum.

Uma vida comprometida com a evangelização está consciente de que pertence a uma igreja que “é desafiada a ser o jardim experimental de Deus na terra” (BOSCH, David. A Missão Transformadora. São Leopoldo, RS, Sinodal, 2002, p. 29). Assim sendo, não se pode parar de evangelizar. Somos peregrinos nesta terra. A obra não pára. O tempo de evangelizar é hoje. Nossa preocupação deve estar na realização dessa grande obra que Deus deixou para nós. Vamos evangelizar. Vamos falar de Cristo aos outros. O desafio é grande. Temos que encará-lo já.

Uma vida comprometida com a evangelização está disposta a espalhar o evangelho por outros locais. É interessante que foi isso que Filipe fez. As outras cidades foram alcançadas com sua mensagem. Não podemos limitar a obra de evangelização só onde moramos. Há muitas outras cidades que precisam de Cristo. Ir de cidade em cidade é nossa missão. Por isso, precisamos pedir ao Senhor que envie mais obreiros para alcançar as cidades que estão longe de nós. Temos que fazer como Jesus. Ele “percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades” (Mt 9.35). Que exemplo maravilhoso!

Estejamos, pois, dispostos a ir de cidade em cidade, evangelizando as pessoas. Se assim fizermos, estaremos dando testemunho de que estamos realmente comprometidos com uma das mais importantes tarefas da Igreja: a evangelização.

Que, para tanto, Deus nos abençoe.

Seu pastor e amigo,

J. Laurindo.

extraído de: http://www.pibn.org.br/mensagens/vidacomprometidacomevangelizacao.htm

Nenhum comentário: