segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ORAÇÃO E EVANGELISMO: DOIS PARCEIROS INSEPARÁVEIS


Aconselho-te antes de tudo, que se ore, que se suplique e que se agradeça a Deus, intercedendo a favor de toda gente… Isto é bom e agrada a Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.” I Timóteo 2:1-4 (Versão O Livro).

O Apóstolo Paulo através deste texto, mostra-nos o entranhado desejo de Deus criador em relação à sua mais elevada criatura - o homem: Que ele conheça a verdade e seja salvo.
Toda a gente, repito toda a humanidade necessita descobrir e conhecer a verdade e por conseguinte alcançar a salvação.
Como crentes, bem sabemos, que a única maneira para chegar a salvação é ouvir e crer no evangelho ou como dizemos em gíria cristã, alguém tem de evangelizar. No entanto, Paulo aqui aconselha oração e intercessão a favor de todas as pessoas para que se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Isto significa que antes do evangelismo está a oração.
Assim podemos deduzir que a oração e o evangelismo são parceiros, andam de mãos dadas e tem o mesmo alvo: levar o mundo a conhecer a verdade

O Apóstolo Paulo através deste texto, mostra-nos o entranhado desejo de Deus criador em relação à sua mais elevada criatura - o homem: Que ele conheça a verdade e seja salvo.
Toda a gente, repito toda a humanidade necessita descobrir e conhecer a verdade e por conseguinte alcançar a salvação.
Como crentes, bem sabemos, que a única maneira para chegar a salvação é ouvir e crer no evangelho ou como dizemos em gíria cristã, alguém tem de evangelizar. No entanto, Paulo aqui aconselha oração e intercessão a favor de todas as pessoas para que se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Isto significa que antes do evangelismo está a oração.
Assim podemos deduzir que a oração e o evangelismo são parceiros, andam de mãos dadas e tem o mesmo alvo: levar o mundo a conhecer a verdade

Dois ministérios inseparáveis.

O Evangelismo e a Oração são dois ministérios inseparáveis. Não podem funcionar um, sem o outro. E frequente ver crentes que praticam evangelismo mas que alcançam pouco sucesso. Ouvimos vezes sem conta, expressões como estas : “as pessoas não querem nada de Deus”, “falo de Jesus mas ninguém aceita” , etc...Ao verificar, vejo que este insucesso tem a ver com a falta de oração no evangelismo. Por outro lado, existem muitos crentes que passam tempo, horas, orando a favor do seu próximo sem contudo falar lhes da salvação que há em Jesus. Muitos vêm pedir oração para a salvação dos seus familiares sem testemunhar de Cristo para eles. O resultado é uma frustração sucessiva. Ora bem, nós podemos mudar esta tendência, orando e evangelizando!!!


Para bem entender estes dois ministérios, faço aqui este paralelismo:

1- O Evangelismo não é um projecto isolado e programado, nem tão pouco um projecto de porta à porta, mas sim, “um estilo de vida” .
*A Oração tal como o Evangelismo, não é um projecto temporário, ou um acontecimento isolado, mas “um estilo de vida” .

2- A Oração é pedir a Deus ou convidar Deus a executar o que Ele nos revelou que Ele quer fazer na terra.
*O Evangelismo é falar às pessoas o plano de Deus para as suas vidas e para esta terra .

3- A Oração intercessória é um ministério sacerdotal. Levar os fardos do povo a Deus.
O Evangelismo é um ministério profético. Profetizar a vontade e plano de Deus para a humanidade .
Nós (Igreja) somos cooperadores de Deus.
“Nós não somos mais do que cooperadores com Deus...” 1 Coríntios 3:9 (O Livro).

Deus quer salvar os perdidos através da nossa oração e do nosso evangelismo.

1. Nós pedimos a Deus (em oração) a execução do seu plano na vida dos perdidos, através de nós (pelo evangelismo). Actos 4:29-30.

2. O Evangelismo é a linha da frente. A Oração de intercessão é a retaguarda. Enquanto o evangelista vai publicamente testemunhar Cristo, o intercessor fica atrás segurando o evangelismo deste com a sua oração.

3. Nós praticamos a Oração intercessória como parte secreta (Mateus 6:6), e o evangelismo como parte visível

4. “Evangelismo sem Intercessão é como uma dinamite sem o detonador, intercessão sem evangelismo é como um detonador sem a dinamite”(Reinhard Bonnke). O Evangelismo é como a dinamite.

A Oração intercessória é como o detonador. Evangelizar sem oração é como um dinamite sem detonador. Pode ficar anos e anos sem explodir, não faz efeito nenhum. Orar sem evangelizar é como ter um detonador na mão sem a dinamite. Pode acender-se a mecha mas sem pólvora não há explosão.

5. A Explosão da dinamite é visível e notável. O detonador é escondido, e pode estar distante do alvo. O resultado do evangelismo é notável. Vemos as pessoas aceitarem Jesus depois de ouvir o evangelho. E quem ora pode estar no seu quarto, na casa de oração ou num lugar oculto mas as suas orações tem um efeito devastador.

6. A acção da dinamite é clara e cria um impacto maior. A explosão lança os estilhaços em direcção a tudo que a rodeia. A acção do detonador é secreta, silenciosa e pode ser pequena. Assim são o evangelismo e a oração de intercessão.

7. Não há evangelismo sem oração, e não há oração sem evangelismo. Um sem outro não leva a lado nenhum.

*Certo dia, um céptico disse ao Arcebispo Trench: “As suas respostas à oração não sáo nada mais do que coincidências!” O Arcebispo respondeu : “ Se as respostas à minha oração são coincidências ou não, eu não sei. Eu só sei isto , quanto mais oro mais coincidências eu tenho, quanto menos oro menos coincidências tenho .” Por isso, concluiu ele, “Eu continuarei a ora r e a observar essas coincidências a continuarem a acontecer!”

Exemplo do Senhor Jesus Cristo.

Jesus praticava os dois ministérios. Ele bem sabia que os dois ministérios se completavam um ao outro.
De dia que significa publicamente, Ele pregava, ensinava e curava.
À noite ou nos momentos solitários orava a Deus.

Exemplo da Igreja primitiva.

Através da oração receberam o poder, o impulso, o zelo, a capacidade e a direcção para evangelizar as nações. Actos 1:8,14. 10:9,15,34.
Os crentes da Igreja primitiva evangelizavam no templo, nas sinagogas ou nos lugares públicos. Isto era publicamente. Contudo reuniam-se também no templo e nas casas não só para a comunhão e ensinos, mas também para orar e interceder. Actos 2:42, 3:1; 4:1,24; 5:12,25,42; 13:1.
Os exemplos acima citados revelam o poder que a igreja tem para transformar o mundo: o poder da oração e do evangelismo. Alguém disse : “a oração é o recinto onde a vitória - do evangelho - é ganha. Para que o evangelho possa chegar a todo o lado... cada crente deve ir a algum lado! ( evangelismo ). Para muitos de nós, isto só pode ser alcançado de joelhos ( oração )”.
Para terminar volto a insistir que toda a gente, quer queira quer não, necessita descobrir e conhecer a verdade e por conseguinte a salvação. A solução é esta: Oremos e evangelizemos !!!

Pastor Manza Garcia

Extraído de:http://www.icmav.org/index.php?option=com_content&task=view&id=95&Itemid=139

Nenhum comentário: