domingo, 5 de abril de 2009

MORTE DA ESPERANÇA

Quero falar sobre três irmãos muito importantes para a sobrevivência humana neste mundo:

a Fé, a Esperança e o Amor. Se eu for falar sobre cada um deles teria que escrever um livro, que por sinal seria um bom tema, mas, devido ao pequeno espaço que temos neste boletim, quero falar em poucas palavras sobre a irmã do meio, a Esperança, que por incrível que pareça, ela é um elo de ligação entre os outros dois irmãos inseparáveis: a Fé e o Amor. Logicamente você sabe de onde estou tirando esta história, é de 1 Coríntios 13:13 que diz: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”. Embora, sejam estes os três membros remanescentes da família, e sendo o Amor, o mais importante deles, a Esperança não poderá ser desprezada de forma alguma, pois ela trás uma expectativa muito grande quanto ao futuro para gerar a Fé e o amor. A Esperança é a Confiança no cumprimento de um desejo ou de uma expectativa que se baseia na confiança em Deus. Ela aparece apenas 100 vezes na Bíblia, enquanto seus irmãos, Amor aparece 245 vezes e sua irmã Fé aparece 231 vezes. Lembre-se as pequenas pedras calçam e seguram as grandes pedras, ou seja, ai dos grandes se não fossem os pequemos, ai de Paulo se não fosse Barnabé, ai de Israel se não fosse o pequeno Davi naquele desafio com os filisteus.



Jó quando estava em uma situação difícil, sendo acusado pelo “seu amigo” Zofar Deus lhe falou

“Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo.” Jó 11:18.

Para uma pessoa sem Deus, que é conhecida na Bíblia como perverso, não existe esperança, pois sua vida está envolvida apenas com este mundo, não tem Jesus no seu coração, ou seja, não tem Jesus como o centro de sua vida, em primeiro lugar. O apóstolo chama a atenção destas pessoas dizendo a Timóteo: “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;” 1 Timóteo 6:17

Quero falar a gora sobre o nosso título: MORTE DA ESPERANÇA. “Morrendo o homem perverso, morre a sua esperança” (Pv. 11:7). A Esperança morre somente para o perverso. Lembre-se, o ímpio não tem esperança, mas, o perverso é aquele que está dentro da igreja enganando, vivendo em pecado, levando a vida de qualquer jeito, que não tem intimidade com Deus, é aquele que tinha esperança, mas que brincou ou não levou a sério a vida com Deus, achou que não precisava ser tão fiel, tão correto, tão justo, tão verdadeiro, ser somente um pouco está bom, ser apenas a vista dos outros está bom. A Bíblia diz que “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá.” Sl. 32:10

Sem Jesus não há esperança de melhora para o mundo, nem para você leitor deste artigo neste momento, pois Ele é a nossa esperança (1Tm 1.1; Cl 1.27).

Faça um acerto concerto, uma aliança com Deus neste momento entregando verdadeiramente sua vida a Jesus Cristo.
Leia também: 1 Cr. 15:19; Gl. 5:5; Ef. 2:12; Fl. 1:20; Cl. 1:5; Cl. 1:23; Cl. 1:27; 1 Ts. 4:13; 1 Ts. 5:8; 1 Tm. 4:10; Tt. 1:2; Tt. 2:13; Tt. 3:7; Hb. 6:11; 1 Pe.3:15

Nenhum comentário: