quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

“BASTA AO DISCÍPULO SER COMO SEU MESTRE”

O que é um discípulo? O dicionário Aurélio diz: “Aquele que segue as idéias ou doutrinas de outrem”. Ou seja, discípulo é a pessoa que aprende e pratica os ensinamentos do seu mestre.

Exatamente como está escrito em Mt.10.25: “Basta ao discípulo ser como seu mestre...”. Daí porque o Senhor Jesus não aceitou seguidores ocasionais, mas somente àqueles que estavam determinados a receber e praticar os seus ensinos, recebendo-o como único Salvador e Senhor para a sua vida. Para aqueles que desejavam segui-lo sem obedecer-lhe, disse: (Lc.6.46) “E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?”. Muitos se propuseram a seguir a Jesus movido por sentimentos interesseiros, do modo que acontece em nossos dias, mas Jesus os desestimulou a segui-lo, como nos consta em (Mt.8.19- 22): “E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei”. “E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”; “E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai”. “Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos”. Jesus, para não deixar qualquer dúvida, deixou bem claro que não basta ao homem conhecer o seu ensino, mas também ser obediente e submisso em toda a sua maneira de viver.

Daí ter proferido o seguinte veredicto em Lc. 14.26: “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo”. Em outras palavras, para ser um verdadeiro discípulo de Jesus é preciso tê-lo como modelo ou exemplo perfeito a ser imitado. (Mt.10.25) “Basta ao discípulo ser como seu mestre...”. Justamente como viveu e propôs o apostolo Paulo: (I Co. 11.1) “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo”.

Concluímos, Ser um verdadeiro discípulo de Jesus significa seguí-lo dando-lhe plena e total primazia, tendo como unico fundamento o amor e a gratidão por ter nos amado primeiro (I Jo. 4.19) e se oferecido em sacrifício para nos salvar da maldição eterna (Hb.10.12), assim, nos colocando em comunhão com Deus (I Jo. 1.3). Portanto, (Mt.10.25) “Basta ao discípulo ser como seu mestre...”.



Pastor Francisco Chagas, Igreja Batista de Montese - Ceará

Nenhum comentário: