sábado, 25 de julho de 2009

VONTADE DE DEUS


Falar em “Vontade de Deus” seria um assunto para escrever um livro, mas mesmo assim não seria suficiente para esgotá-lo, pois é muito profundo, extenso e deve ser aplicado na nossa a todo momento. Vemos na Bíblia pelo menos 22 referências diretas sobre este assunto.

Quando vemos na Bíblia que Deus tem vontade, entendemos muito bem que Ele tem sentimentos e desejos. Sendo Deus soberano, ou seja, tendo sabedoria, poder e autoridade sobre todas as coisas.

Falar em fazer a vontade de Deus é submeter ao seu Senhorio, não tendo direito algum de posse sobre qualquer coisa aqui neste mundo, tendo um reconhecimento de que Ele é o dono de todas as coisas, que temos que ser apenas mordomos, cuidando do que é dEle por pouco tempo, pois ninguém de levará nada deste mundo, portanto teremos que fazer unicamente a sua vontade expressa na Sua Palavra, a Bíblia, que diz: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm. 12:2.

Para fazermos a vontade de Deus que “é boa, agradável e perfeita” teremos que ter alguns procedimentos que são incomuns ou estranhos aos olhos de quem não está em sintonia com Deus, porque lhes são loucura (leia 1 Co. 2:14).
Vejamos rapidamente alguns pontos importantes para observarmos atentamente se realmente estamos fazendo a vontade de Deus, assim nós teremos que andar em:

1-Fidelidade – é a qualidade de quem é fiel, não falha, é leal, que não falha, é “andar na linha”. Pergunto: você gostaria de ter uma esposa ou esposo que fosse 99% fiel? Ou uma empregada ou funcionário que fosse 99% fiel? Estes poderiam de vez em quando “dar uma escorregadinha?” Deus também não se agrada de alguém que não seja 100% fiel. (Pv. 20:28; Gl. 5:22; Hb. 10:23; Ap. 2:20)

2-Santidade – Uma pessoa não “se torna” santa, ela “se faz” santa. Muitos acham que uma pessoa se torna santa somente depois de morrer, aonde ela será reconhecida por outros como “santa ou santo”. A Bíblia em lugar nenhum não dá abertura para este tipo de reconhecimento. Nós nos fazemos santos aqui no mundo, tendo uma vida separada do pecado e dos desejos da carne, através do arrependimento e perdão pelo sangue de Jesus. (Lv. 20:7, 1 Pe. 1:16). Sem santidade ninguém verá o Senhor (Hb. 12:14, 1 Ts. 4:3).

3-Amor – Deus é amor (1 Jo. 4:8). Este é um mandamento de Jesus (Jo. 13:34; 15:12). Devemos amar os inimigos e orar pelos que nos perseguem (Mt. 5:44, Lc. 6:27 e 35). Quem não ama não conhece a Deus (1 Jo. 4:8 e 20). Amamos a Deus quando amamos nosso próximo (1 Jo. 4:20).Amar é dar sem esperar nada como recompensa.

4-Perdão – Perdoar é esquecer (não ficar lembrando ou voltando ao passado, que já foi acertado). Se não perdoamos aqueles que nos ofenderam ou nos prejudicaram, não seremos perdoados por Deus (Mt. 6:12, Lc.11:4). A oferta de quem não perdoa não tem validade (Mt. 5:23-24).

5-Justiça - Ser justo no preço, na medida, no horário, no falar (verdade), no pensar, no agir (Fl. 4:8)

6-Obediência - Obedecer às autoridades constituídas: Marido (mulher), pais (filhos) Ef. 6:1, líderes (igreja) Hb.13:17, líderes na escola, trabalho, trânsito, às leis e ao governo naquilo que não interfere nos padrões de Deus) (Rm. 13:1, Tt. 3:1; 1 Pe.2:13-14). Obedecer é melhor do que sacrificar (1 Sm. 15:22).

6-Relacionamento diário com Deus. Ler a Bíblia e orar diariamente, assim conhecemos Deus e andamos com Ele. Ter uma religião não trás relacionamento com Deus. Apenas ser honesto, ser bom, também não. Jó era assim, mas foi necessário passar por muitas provações para conhecer a Deus verdadeiramente (Jó 42:5). Não tiramos férias de Deus.

7-Prontidão – Prontos para fazer sua vontade, ter disposição em fazer a Sua obra, independente da profissão ou ocupação de cada um, pois, no dia do julgamento ninguém vai ter desculpas se era muito ocupado ou não. Observe a palavra “dispõe-te”: (Js. 1:2; 1 Re. 17:9; Jr. 18:2; Jn. 1:2, 3:2; Mt. 2:13; At. 8:26; At. 9:11; ....). LEIA estas passagens e pergunte pra você mesmo: “Eu estou pronto ou disposto?”

8-Sem murmuração
– A murmuração levou o povo de Israel a permanecer durante 40 anos no deserto, num viagem demoraria pouco mais de 15 dias. Murmuração, reclamação, lamentação, falatório... isto é um atraso de vida. (Fl. 2:14; Tg. 4:1). Pelo contrário em tudo dai graças (Sl. 30:4; 1 Ts. 4:18)

9-Dependência total de Deus – Não somos nada e nada fazemos sem Deus. (Sl. 62:5; 63:1, 143:6; Rm. 8:31) .

Qual é a sua escolha: fazer a vontade de Deus ou prefere continuar fazendo a sua própria vontade?

“Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” 1 Jo. 2:17

Extraído de: http://www.atos29.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=226&Itemid=7

Nenhum comentário: