quinta-feira, 20 de março de 2008

FAZEDOR DE HISTÓRIA!


Graça e Paz!

O Senhor têm me despertado novamente esses dias para a realidade de ser um transformador profundo de situações que estão ao meu redor, como a minha família, minha escola, minha cidade e o nosso país, para a realidade de ser um “fazedor de história”.

No início da minha caminhada com o Senhor (entre 2002 e 2004), eu falava e escrevia muito sobre isso, falava em marcar a história, em ser um referencial e um exemplo para gerações inteiras, em ser usado para transformar as mais diversas situações difíceis. Eu nunca deixei de crer que é possível a pessoas comuns mudar histórias inteiras através de seu estilo de vida, no entanto, as situações e as mudanças na minha vida me fizeram falar menos sobre essas realidades. Se você acompanha meus textos desde 2003, pode perceber que apartir de 2004 eles ganharam um caráter mais interior, mais intimista. O fato é que eram tantas as coisas acontecendo e mudando no meu interior, tanto processo e tanta transformação, que ficou difícil falar sobre avivamento, movimentos de transformação, sobre “marcar a história”.

Deus está começando a reavivar dentro de mim essa chama e esse desejo de ser um “fazedor de história”, não da mesma maneira como no começo do meu ministério, mas de uma maneira mais bíblica, mais madura, mais embassada na própria vontade de Deus.

Você também assim como eu, quer ser um fazedor de história? Então mergulhe comigo nas páginas da Bíblia, na história do chamamento de Josué:

“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares”. (Josué 1:1-9)

Que palavra maravilhosa! Moisés era morto e Deus animava Josué a ser corajoso para continuar a obra já começada: não se tratava de um chamamento propriamente dito, pois Josué era servidor sucessor de Moisés, mas de uma “injeção de ânimo” que Deus deu em Josué para o cumprimento da grandiosa missão de conduzir aquela geração à Terra Prometida. Deus conscientizou Josué de como sua vida marcaria a História de Israel, e como ele deveria agir para obter sucesso nessa comissão.

No natural, o que se pensa quando se fala de um grande líder, libertador de uma nação, é numa personalidade de líder, força, coragem, intrepidez, inteligência. De fato, Deus deu e aconselhou Josué sobre muitas dessas qualidades, mas o mais tremendo do texto é ver que pra Deus essas qualidades externas não bastavam: Deus requer que os seus servos, fazedores de hitória, tomem certas atitudes em suas vidas que muitas vezes ninguém vê ou dá crédito.

Pra Josué não bastava ser “forte e corajoso”, para ter sucesso na sua empreitada de líder-libertador ele precisava consagrar-se e santificar diante de Deus as coisas mais íntimas do seu coração. Precisava orar, observar os mandamentos do Senhor, focar-se no alvo que é Deus, e buscar dEle toda a direção pra sua vida e pra sua liderança. Josué de fato se tornou um grande líder na sua geração, mas pra isso ele teve que pagar um alto preço de consagração a Deus nas coisas que ninguém via.

SUCESSORES DE JESUS

Sabe queridos, se você têm esperado uma direção específica para “ser líder e fazer diferença na sua geração”, saiba que esse chamado não virá. Ou melhor, já veio a quase 2000 anos atrás de maneira irrevogável: Você como cristão foi chamado pra ser sucessor de Jesus Cristo, assim como Josué foi de Moisés. O chamado não volta atrás, e você precisa saber que assim como o Senhor aninou a Josué, Ele também nos anima através desta palavra para tão grande obra que Ele têm pra realizar nos nossos dias, precisamos estar conscientes de que somos líderes e libertadores nessa geração.

UMA FORMA DIFERENTE DE MARCAR A HISTÓRIA

A História de como Josué assumiu o lugar de Moisés é tremenda! Ela, como muitas partes da Bíblia, nos demonstra que o conceito bíblico de “herói” é diferente do geralmente apregoado por aí. A história do mundo geralmente exalta e heroiza os fortes, corajosos, auto-determinados, vencedores de guerra, aqueles que humilham seus inimigos e subjulgam povos. Na Bíblia é um pouco diferente: apesar de Josué ter precisado ser “forte e corajoso”, e apesar dele ter subjulgado povos e introduzido o povo na terra, não foi nenhuma dessas virtudes que fizeram dele um grande líder, a voz de Deus na sua geração. Para Deus, um grande líder precisa demonstrar a virtude em pequenas atitudes. O grande homem de Deus é aquele que mesmo no seu mais secreto mantém sentimentos e hábitos coerentes com suas posições. Nas atitudes que tomamos quando ninguém está olhando, é que se descobre o nível de fidelidade e compromisso para com Deus.

Deus, muito além de recomendar a Josué esforço e coragem pra subjulgar inimigos, ensinou-lhe a via mais importante pela qual ele iria marcar a história do seu povo e ser bem sucedido: através da obediência à direção de Deus e à observância dos preceitos e dos mandamentos perfeitos da Lei.

Quem sabe você, hoje, olha pra sua vida e pensa “eu, marcar a minha geração? Não”, talvez você diga no seu coração “quem sabe se eu gravasse um CD, quem sabe se eu fizesse cruzadas evangelísticas em estádios, quen sabe se eu entrasse pra política”, eu quero te dizer que esses dias serão como os de Josué: os poucos que estiverem dispostos a obedecer a Deus, e a não se desviar dEle nem pra direita nem pra esquerda, esses marcarão a nossa geração, serão líderes e servirão de exemplo pra muitos nesse tempo.

Você quer marcar essa geração?

Então não basta você ser um bom músico, não basta ser um evangelista cheio de boas idéias pra sair nas ruas e pregar o evangelho, não basta ser um intercessor que ora 4 horas por dia, não basta ser um bom estrategista. Quem quer marcar uma geração precisa ser obediente aos pais, fiel ao cônjuge, submisso às autoridades constituídas, puro no pensar. Você está pronto a ser fiel a Deus no seu interior? Nas áreas que ninguém vê? O Senhor está procurando os Josués desse tempo!

Em Cristo,



Autora: Ana Paula Valadão Bessa

Nenhum comentário: